Embolização de Miomas Uterinos Benefícios

Embolização de leiomiomas uterinos ou simplesmente miomas Uterinos

Embolização dos miomas uterinos, feita sob anestesia local , é muito menos invasiva que a cirurgia aberta ou laparoscópica para remover miomas uterinos individuais (miomectomia) ou todo o útero (histerectomia). Nenhuma incisão cirúrgica é necessária (apenas um pequeno corte na pele que não precisa ser costurado). Os pacientes normalmente podem retomar suas atividades habituais muito mais cedo do que se tivessem uma cirurgia para tratar seus miomas.

Em comparação com a cirurgia, a anestesia geral não é necessária e o tempo de recuperação é muito menor, praticamente sem perda de sangue. Estudos de acompanhamento mostraram que quase 90% das mulheres que têm miomas tratados por embolização dos fibromas uterinos apresentam uma resolução significativa ou completa dos sintomas relacionados aos fibróides. Isso é verdade tanto para as mulheres que têm sangramento intenso quanto para as que têm sintomas relacionados ao volume, incluindo frequência urinária, dor ou pressão pélvica. Em média, os fibróides encolherão para metade do seu volume original, o que equivale a uma redução de cerca de 20% no seu diâmetro. Mais importante, eles amaciam após a embolização e não exercem mais pressão sobre os órgãos pélvicos adjacentes.

Estudos de acompanhamento ao longo de vários anos mostraram que é raro o crescimento dos miomas tratados ou o desenvolvimento de novos miomas após embolização dos miomas uterinos. Isso ocorre porque todos os miomas presentes no útero, mesmo os nódulos em estágio inicial, que podem ser pequenos demais para serem vistos nos exames de imagem, são tratados durante o procedimento. Embolização de miomas uterinos é uma solução mais permanente do que a opção de terapia hormonal, porque quando o tratamento hormonal é interrompido, os tumores fibróides geralmente voltam a crescer. Regrowth também tem sido um problema com o tratamento a laser de miomas uterinos.

Dra. Renata Rocca – Cirurgia Vascular

– Veja todos os meus posts CLIQUE AQUI
– Fique por dentro! Curta a minha página no Facebook CLIQUE AQUI